Promovendo a sustentabilidade

Logotipo ADBDS

Compromisso social

Proteger os ecossistemas globais para manter seu equilíbrio agora e pelas gerações vindouras.

Agregamos valor, progresso e bem-estar

Na Associação DBDS desenvolvemos várias iniciativas em âmbitos tais como: desporto, educação, saúde, cooperação e ajuda aos grupos sociais mais desfavorecidos em toda parte do país.

Compromisso com o desenvolvimento sustentável

Os compromissos do país relativos às questões do desenvolvimento sustentável são bastante visíveis. Estão patentes nas acções concretas levadas a cabo pelo Executivo quer internamente quer no exterior nos mais variados fóruns em que marca presença. Na quinta feira, todos tomamos conhecimento através dos meios de comunicação social da discussão e aprovação pelo Executivo do documento que alinha a estratégia de endividamento com as políticas sociais e ambientais do país.Referimo-nos ao quadro operacional que estabelece a forma de canalização dos recursos mobilizados para os projectos de impacto social e ambiental, seguindo os compromissos do alcance das metas de desenvolvimento sustentável.

São padrões recomendados a fim de que os valores canalizados para as questões ambientais cumpram a tramitação própria, que permita o seu controlo e uso adequado.

A falta desse instrumento tem sido um dos factores impeditivos para que muitos financiamentos às questões ambientais não possam ser aproveitados por muitos países.

Ainda na quinta-feira, o país marcou presença em Nairobi, no Quénia, na reunião dos embaixadores do Grupo SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral), cujo objectivo foi, entre outros, a abordagem sobre a criação de uma Lei Internacional de Combate à Poluição Plástica e que vincule todos os Estados-membros da Organização das Nações Unidas.

Os embaixadores concertaram, também, posições para uma reunião de trabalho, agendada para dentro de alguns dias, com a Direcção do Programa das Nações Unidas para o Ambiente-UNEP.

Todas estas questões estão ser analisadas no encontro que o Ministério do Ambiente realiza, neste momento, na província de Cabinda, onde a titular do departamento ministerial chamou atenção para a importância do desenvolvimento sustentável em conexão com os sistemas que sustentam a vida no planeta terra, nomeadamente, a atmosfera, água, solos e os seres vivos. 

Referiu a governante que, para haver um desenvolvimento sustentável, é necessário que as preocupações ambientais sejam transmitidas desde a infância, no intuito de inculcar na consciência das crianças e jovens a importância que a natureza e o ambiente representam na vida de um ser humano e, sobretudo, os desafios da crise ambiental global.

Apelou aos professores a terem uma formação específica em matérias ambientais para que possam interagir afincadamente com os alunos, de modo a gerar transformações sócio-culturais.

O Conselho Consultivo do Ministério do Ambiente debruça-se sobre o futuro do sector ambiental e os casos de superação e sucesso ambiental.